Nossa Senhora do Carmo - Sitio Varzea Grande



A religião que sempre prevaleceu foi católica, em datas especiais se reuniam para celebrar nas casas das famílias, onde traziam padres das cidades vizinhas, transportados em cavalos. Em 1961 foi construída a capela do sitio Várzea grande/ Tanquinhos - Lucrécia RN. O terreno foi doado por Francisco Tomaz de Oliveira, a construção da igreja era um sonho da comunidade, muitos colaboraram, mas os saudosos senhores Ovídio Tomaz e Elias Lopes foram os principais fundadores dessa obra.
            A filha adotiva de Elias Lopes chamava-se Maria do Carmo e quando criança engoliu uma moeda, quase morreu, o seu pai fez uma promessa a nossa senhora do Carmo, alcançou a graça, para fazer a capela e a padroeira ser Nossa Senhora do Carmo. Então foram Elias e Ovídio as pessoas que enfrentaram a construção e o casal João Iria da Costa e Rita Justina administraram a capela durante muitos anos com ajuda da comunidade, hoje toda comunidade continua colaborando, apesar que essas pessoas que citamos o nome não estão mais conosco, mas deixou exemplos de honestidade, solidariedade e trabalho voluntário, cujo trabalho se desenvolve até hoje por toda comunidade crianças jovens adultos e idosos, inclusive temos um grupo de jovens atuante na capela cujo nome é Eu sou de Jesus composto por 25 componentes, como presidente Maria Lidaine augusto,fazendo trabalhos sobre a evangelização e animação da capela como também nas casa das famílias.  A festa mais tradicional na comunidade é a festa da padroeira, que arrecada recursos para manutenção da capela como reformas necessárias.
            Pode-se destacar que a comunidade Várzea grande/Tanquinhos tem evoluído significativamente em aproximadamente120 anos de historia, graças a Deus melhorou em infra-estrutura como saneamento, iluminação, calçamento, coleta seletiva e comunicação. A população atual é constituída por 130 famílias, possuem melhores condições de vida, saúde, educação e habitação, 955 das famílias possuem casa própria, dispõe de maior condição econômica financeira, a maioria da renda familiar advém de aposentadoria ou funcionário publico. A religião está bastante participativa por parte da comunidade e que apesar das dificuldades de padre temos missa quase todos os meses.