Capela de Nossa Sra. das Dores - Sitio Deserto



Em 1975 foi construída a capela por VICENTE CORREIA por motivo de uma promessa que o mesmo fez pela sua filha MARIA DAS DORES, sendo assim a capela começa a ser chamada Nossa Senhora das Dores.
Com o passar do tempo, chegou as primeiras imagens que o mesmo mandou comprar diretamente da Baia.
De 1975 a 1993 ela foi cuidada por Vicente Correia e sua filha Josefa, que durante estes anos se realizavam muitas missas, novenas do mês de maio e preparação para a 1° eucaristia, que por alguns anos foi celebradas pelo o Padre Antonio e Padre Silvano que eram da Paroquia de Patu.
De 1993 a 1997 ela ficou fechada sem nenhuma atividade. Depois deste ano formaram o grupo de jovem JUDEC(jovens unidos no desenvolvimento cristão), que neste grupo haviam muitas orações, trabalho de evangelizações não só na comunidade mas em outras comunidades, houve também festas de padroeiro,devido a estas ocasiões o grupo conseguiu recurso financeiros para a capela, Naquela mesma época aconteceu vários casamentos e batizados com a celebrações do Padre Carlos e Padre Erismar.
Em 2000 o grupo de jovem acabou, assim a capela ficou fechada por volta de alguns anos. Nesse período houve turmas de 1° eucaristia e preparação de crisma, que eram preparados fora da capela, a celebração da 1° eucaristia foi celebrada por Padre Erismar, já o crisma foi em outra igreja.
Em 2007 ela continuava fechada d tudo, sem celebrações e nem visitas. Quando em 16-02-2007 uma família da comunidade recebeu um milagre e através desse milagre foi feito um pedido que Deus mostrasse uma maneira para fazer uma reforma para que ela não fosse destruída, pois as condições em que ela se encontrava poderia não resistir e cair.
O tempo foi passando e não tinha como adquirir recursos para a reforma, em setembro de 2009 por meio de conversa de uma pessoa da comunidade foi tomada uma decisão de pedir doações e assim foi feito. Não só as comunidades ajudou mas também as cidades vizinhas e graças a Deus foi feitou uma boa reforma que foi cobertura,piso e reboco, que foi terminada em 2010 após este ano teve encontros e algumas missas.
No começo de 2011 teve a iniciativa da comunidade para a compra de uma imagem maior da Nossa Senhora das Dores pois a que já tinha era pequena. No mês de maio foi feito peregrinações da imagem pequena na comunidade, depois começou um consórcio e contribuições dos moradores. Em outubro de 2011 foi realizada a festa do padroeiro com duração de 6 dias para concluir a compra da imagem, com a celebração de Padre George. Em Novembro a imagem chega em nossa comunidade com muita festa e grandes bençãos.
Durante este período houve missas, novenas e visitas na comunidade, preparação para 1°comunhão, e em novembro de 2012 aconteceu a festa do padroeiro com a duração de 5 dias, encerando com a 1° eucaristia com a celebração de Padre George. 
Hoje a capela se encontra-se sem missas, mas todos estão preparados para o novenário do mês de maio.